Hoje fala-se muito em procrastinação. Achei uma excelente definição para quem não sabe exatamente o que é:
Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos. Fonte: Wikipedia
Enfim, já deu para entender o que seria procrastinar.
Mas o que mais aflige muita gente é: como parar? Escuto coisas como, eu sei que deveria fazer isso, eu sei que já devia estar pronto, mas não conseguem mudar seu hábito. Isso ocorre, por que não existe uma solução de guru de 5 passos, no máximo, uma reflexão que pode lhe ajudar a resolver. Apresento abaixo 3 reflexões que lhe ajudarão a mudar sua postura em frente a esse problema.
Primeira reflexão: Por quê sou procrastinador?
O procrastinador é uma pessoa que tem desculpa para tudo que deixa de fazer, e normalmente, a culpa é sempre de terceiros. A maioria dos casos não é esse o real motivo, pois todos temos escolhas, se no fim ele pensa que a culpa é dos outros, o problema é dele que aceita estar em um emprego onde as pessoas aceitam não fazer nada, logo a culpa é dele por ausência de atitude ou aceite voluntário a procrastinação.
A procrastinação ao meu ver, pode estar ligada a dois pontos:
1. Falta de motivação. A pessoa não quer mais fazer suas tarefas, não consegue ver nelas a importância que via antes e agora ela se torna uma coisa para "quando tiver tempo".
2. Falta de organização. O gestor que não sabe delegar, logo é forçado a procrastinar. Ele visualiza muita coisa que precisa ser feita, mas ao mesmo tempo não consegue tempo para fazê-las. Isso ocorre com gestores que não sabem delegar e querem ter controle sobre tudo. Com isso, coisas mais amplas são deixadas de lado, pois ele continua gastando energia com miudezas.
Detecte o seu perfil sem desculpas (se você é procrastinador) e vá para o próximo passo.
Segunda reflexão: O que posso fazer para resolver meu problema?
Se você já descobriu qual é o seu problema no passo anterior, logo você terá que tomar uma atitude.
Se está desmotivado, reflita os motivos e decida por si o que fazer. Aqui não posso lhe dar uma fórmula mágica, apenas lhe apontar que isso está prejudicando-o e prejudicando a empresa também, portanto, faça algo!
Se o problema é falta de organização é mais simples. Procure delegar mais, principalmente os itens que te impedem de exercer sua função, ou seja, se você está em um cargo de gestão, delegue o que te impede de gerir (tarefas de execução que podem ser feitas por outros), se você está em um cargo mais de execução, delegue para cima o que te impede de produzir (decisões que não cabem a você refletir para tomá-las, mesmo por que serão revisadas).
Muita gente não sabe delegar e por isso sofrem, veja aqui um artigo sobre como delegar com tranquilidade.
Terceira reflexão: Como evito voltar ao estado de procrastinador?
Aqui, eu suponho que você já tenha se livrado dessa mania de deixar para depois. Se não se livrou, não é procrastinação seu problema é preguiça mesmo, afinal, se agora você tem tempo e motivação, por que não faz?
Manter longe é o mais difícil. A pessoa pode se livrar desse hábito pela manhã e retornar ao fim do dia.
A melhor forma é anotar tudo que tem pra ser feito e categorizar em grau de importância (e não do seu interesse em fazer). Além de anotar é muito importante colocar data limite de conclusão, só assim você saberá se está sendo fiel aos seus propósitos.
Constantemente o procrastinador sentirá que está voltando ao que era, e dando desculpas por não fazer, novamente é uma falha de postura e deverá rever sua motivação e sua organização, até que ser alguém em dia com suas tarefas seja algo natural para ele.
A procrastinação é um câncer na empresa. Tem muito diretor que não vê o que sua famosa frase "está na pauta"- pauta essa que nunca chega - prejudica a empresa. É como a faxineira que não varreu por que o comprador não comprou a vassoura, dai a comida acumulou no chão e vieram baratas que ninguém percebia, mas via de vez em quando e não matavam por nojo, que no futuro se tornaram pragas na empresa ao qual foi necessário chamar uma empresa de dedetização que cobrou o valor superior ao salário do comprador, da faxineira e de todos que não mataram nenhuma barata, por não sentirem que deviam.
Espero que esse artigo faça você ver, que procrastinar é o mesmo que esperar que o tempo passe, e nós não nascemos para passar pelo tempo, se essa é sua intenção, saiba que você está esperando o fim da sua vida, pois o tempo não passa de graça!