Como delegar com eficácia?
Todo mundo hoje sabe o que é delegar e muita gente pensa que sabe fazer. Porém esse é um item que deixa muita gente estressada, uns por que delegam de mais e outros porque delegam de menos.
Veja abaixo algumas dicas de como delegar:
1. Tomar a decisão.
Esse item é muito importante, pois muita gente toma a decisão de delegar, mas quer ficar de olho na tarefa ou ficar com o crédito da execução e resultado, enfim, cada qual com seu motivo. Se você não está disposto a entregar a tarefa e tudo que ela carrega por si só consigo, não continue.
2. Explicar a função ao receptor
Segundo passo é explicar o que tem que ser feito, o por quê de ter que ser feito e em qual prazo deve ser feito. Parece básico e simples, mas se fizer todos os itens de forma racional e prática, não haverá desculpas futuras, caso hajam a culpa no curto prazo é sempre de quem delegou, pois saber delegar é algo que se espera de quem deseja fazê-lo e não de quem está recebendo mais trabalho.
3. Acompanhamento
Dependendo do grau de dificuldade e importância da tarefa, é necessário que haja um acompanhamento. Sendo assim, de inicio, peça que o receptor da tarefa lhe comunique quando feita ou se for entregar a terceiros, peça para entregar a você e você transmite a tarefa, demonstrando que vai revisar. Importante lembrar, que você deve manter esse acompanhamento por um tempo, então determine-o assim que for delegar.
4. Delegação completa
Nessa etapa, você já acompanhou por um tempo, viu que a pessoa não comete mais erros comuns a tarefa e ganhou sua confiança. Essa é a hora de desapegar! Envie um e-mail a todos informando que a partir dessa data, o Sr. Fulano será o responsável por tal tarefa e não mais você.
5. Esquecimento
A partir desse momento, você esquece tudo! Não responda por críticas a tarefa e nem elogios, não entre em discussão de quem fazia ou faz melhor. A partir de agora o receptor tem uma nova tarefa e responde 100% por ela, podendo inclusive ser mandado embora pela não execução dela.
Se você tem receio de que nada saia como só você o "supremo profissional" sabe fazer, saiba que está comprometendo sua própria carreira fazendo coisas que tem seu prazo de validade vencido e nem mesmo você sabe explicar por que as faz ainda.
Delegar é extremamente necessário para que haja o crescimento de quem delega e de quem recebe novas tarefas, muitas pessoas afundam a empresa segurando para si decisões que não deveriam competir a elas a muito tempo e as que naturalmente competem a ela, são procrastinadas, dando a empresa uma evolução menor do que deveria.