Produto X Serviço

Acredito que tenhamos a necessidade de diferenciar produto e serviço, pois todo mundo tem na ponta da língua a diferença, mas muitos empresários hoje não fazem essa distinção na prática. Muitos são tão práticos que acreditam que um serviço deve ser vendido como produto de forma impessoal. Me pergunto como se um serviço é prestado por pessoas? Enfim, outros vendedores de produtos já viram a diferença e estão tornando seus produtos um serviço, ao menos na cabeça do seu cliente. Então vamos definir hoje o que é o que, e caso tenha uma empresa, faça esse exercício também, descobrirá que talvez seu serviço seja apenas um produto, mas saiba que se isso aconteceu, foi você quem fez isso, pois cada um é um. Vamos conhecer um pouco:

O que é um produto?

Produto, é toda mercadoria colocada à venda no comércio. Ele pode ser estocado e consumido em um momento oportuno. Portanto, a maior característica de um produto é a questão da posse. Ex: Tudo que você compra no mercado.


O que é um serviço?



Serviços, são trabalhos que você paga para serem feitos. Eles não podem ser estocados nem armazenados, o seu uso é imediato. Ex: lava-rápido, serviços públicos, assistência médica e etc.

Mas se é tão clara a diferença, por quê criar esse tópico?

Importante ressaltar que existem muitos administradores que tratam produto como serviço e serviço como produto. Para isso basta lembrar de alguns vídeos que "bombaram" na internet em 2013, mostrando como um serviço pode ser tratado como produto e ai perder totalmente seu foco, como foi o caso do Espoleto, que por ter grande fama de atendimento ruim, teve sua imagem explorada pelo canal Porta dos Fundos que fez um vídeo muito engraçado sobre sua forma de atender o cliente.

Se o Espoleto visse antes que o que ele faz é vender um serviço ele não teria corrido esse risco. O restaurante que tem a melhor comida do planeta, não terá seu sabor reconhecido se tiver o pior atendimento da rua. Então, primeira lição é que "o serviço precisa ser humilde", a arrogância de boa qualidade, pode trazer problemas no atendimento. Não adianta comprar carne nobre se o que faz seu cliente voltar é o atendimento como um todo, precisa primeiro investir no retorno e o retorno pode ser trazido com um excelente atendimento e não só com uma comida de qualidade. Veja o vídeo e entenda como um serviço pode ter sua qualidade colocada a prova de imediato e não posteriormente ao consumo, nesse caso, a avaliação do seu cliente é imediata, antes mesmo de dar a primeira "garfada".


Esse post, tem como principal finalidade mostrar que antes de TUDO, você precisa definir se seu negócio é um serviço ou um produto. Por quê decidir isso? Já não existe a definição? E a resposta é sim. Mas isso não impede você de tratar seu negócio como vendedor de um produto ou prestador de serviço. Veja o caso dos postos de gasolina, alguns apenas lhe vendem a gasolina como um produto, o frentista nem te olha nos olhos, já outros, a gasolina é algo secundário, eles te vendem um pacote de serviço, onde está incluso no preço da gasolina a limpeza do pará-brisa, a checagem de fluídos do veículo e a calibragem dos pneus. O gerente do primeiro posto pode pensar que isso gera gastos, mas o gerente do segundo, pode pensar que isso traz retorno. Então lhe pergunto, seu negócio hoje, vende um produto ou presta um serviço? 

Veja bem, nenhum dos dois postos está errado, mas tem que ser como é por estratégia e não por respostas que muitos empresários dão, do tipo: "no nosso ramo é assim". Na verdade é assim pela estratégia dele, até que chega alguém e muda tudo isso. Se as coisas fossem sem estratégia, não teríamos caneta de milhares de reais e canetas de centavos, onde as funções delas são a mesma... "escrever", a de milhares de reais, recebeu atribuições a mais, mas esse é assunto para outro post...

Caso queira se aprofundar ou tenha algo para contribuir, me mande um e-mail e estarei aqui para discutirmos. Prepararei uma apostila em breve, com os passo a passo de tornar seu negócio um serviço e um serviço diferenciado.

Forte abraço e seja lá qual sua função, ou seu negócio, lembre-se, você também pode estar sendo visto como um serviço ou um produto... então avalie-se e escolha o que quer ser!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »