Pessoas que passam, empresas que ficam!

Ao ler o título desse artigo, você pode pensar que estou falando de não se preocupar com a empresa, pois um dia você morrerá, mas a empresa continuará. Se foi isso que pensou, informo que não é sobre isso, mas justamente o contrário.

Como esse é mais um artigo de negócios, vou justamente mostrar que pelo fato de a empresa ter a tendência de ficar, você deve tomar muito cuidado com quem toma conta dela.

O que quero dizer é: Não coloque ao seu lado, pessoas que estão esperando a vida passar, ou corra o risco da empresa passar junto com ela!

Quantos projetos não saem do papel, pois o gerente acha que dá trabalho demais? 
Quantas decisões não são tomadas, pois quem as toma diz que "tem pouco tempo"?

Isso é pior do que um câncer que vai se alastrando em toda corporação.

Identifique se você está no time dos que olham pra frente ou dos que esperam o dia acabar para vir o próximo e o fim de semana, e o fim do ano e etc.

Pergunte-se:

1. Normalmente deixo de fazer tarefas por pensar que "só me darão trabalho" ou faço o que é melhor para a empresa?
2. Costumo bater de frente quando vejo algo errado ou me coloco em estado de submissão?
3. Insisto em projetos que vejo que são importantes ou nem apresento com argumentos do tipo "ninguém vai aprovar então deixa pra lá"?
4. Na empresa, as pessoas confiam suas ideias a mim ou nem as compartilham?
5. Vejo meu trabalho de forma global, pensando em como 'atender bem os clientes', 'reduzir a rotatividade', 'reduzir custos' ou penso micro 'atender telefonemas', 'cuidar dos funcionários', 'pagar contas'?
6. Procrastino muito? Reclamo muito e faço pouco? Ou faço mais do que me pedem?

Não se faz necessário nem lhe dizer quais respostas são da pessoa que espera o tempo passar e quais são de alguém que está trabalhando para o futuro e fazendo aquilo que se espera dessa pessoa.

Quando você se deparar com alguém assim, que não pensa dois dias à frente do hoje, elimine-a de sua empresa. Parece rude? Então a mantenha e tenha resultados negativos, empresa sem competitividade, funcionários descontentes e etc. Esse tipo de personalidade não é o que qualquer gestor espera. Um gestor espera que um profissional queira enriquecer na sua empresa, trazendo resultados e mostrando seu valor e não esperando o tempo passar.

Esse artigo é bem resumido, para que você sempre lembre de não se permitir cair nessa situação. Ter um dia improdutivo é normal, ser uma pessoa "que espera" é fracassar diariamente.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »