Quer maximizar lucros? Foque no serviço o resto é solução temporária.

Com as crises ou má administração, grandes e pequenas empresas sofrem uma variação de anos bons e ruins no quesito faturamento. Muitos empreendedores que administram seu negócio voltado para o lucro somente ficam loucos tentando entender o que acontece, e passam a vida tentando equilibrar essa balança. Se falta mil aqui eu tiro mil de lá e ele fica sempre empatando, tendo um lucro razoável e pensando que está fazendo um bom trabalho, mas ele não tem a mínima ideia do potencial de sua empresa se ele focasse no serviço que presta.

Isso ocorre, por que nem o dono da empresa está convicto de que vende um bom produto ou presta um bom serviço. Para um administrador gerir seu "lucro" baseando-se apenas em custo, é por que ele não vê um diferencial no seu negócio, e para ele, ter cliente é um mero acaso.

O que estou tentando dizer aqui é que o empresário tem que gerir os seus custos através de um responsável pelas finanças e gerir seu serviço através de um responsável pelo operacional. Cada qual executará seu papel independente do outro, pois o lucro vem dos clientes que usam seu serviço e não de se cortar determinado gasto. Cortar uma despesa é (na maioria das vezes) como arrancar uma árvore, para alcançar o fruto, quando o correto seria investir em escadas ou andaimes e ai poder alcançar o fruto sempre que houver fruto.

Se você quer ter um serviço diferenciado, estabeleça uma meta e faça chuva ou sol, não reduza seu investimento no serviço, pois isso pode acarretar queda na qualidade o que consequentemente acarreta em redução de clientes e faturamento. É como uma padaria que não está indo bem por alguns aumentos imprevistos, mas vive cheia, o proprietário não pode melhorar seu lucro, reduzindo funcionários, isso seria o chamado "tiro no pé".

Fazer gestão de custo com inteligência, é investir em itens que trarão maior retorno, como a compra de um equipamento, a contratação de um executivo de vendas qualificado, treinamento, ou seja, é investir naquilo que faz seu negócio ter maior valia ao cliente e com isso traz retorno sempre e não só no momento, como as empresas fazem demitindo pessoas em massa na baixa temporada, pagando grandes quantias de rescisões e depois contratando todos de volta na alta temporada. Isso não é gestão, isso é "correr atrás do rabo".

Sei que parece fácil falando, mas o empresário não tem que ficar focado em "pequenices" do tipo quanto está gastando de água, de telefone e etc., ele deve focar nos altos valores investidos em pessoas e/ou máquinas que podem estar trazendo ou não retorno. Não raro, você vê aquele profissional ganhando 5x mais que todos da empresa e trazendo resultado menor que outros que ganham menos e num momento de crise, o empresário manda esses funcionários do "baixo escalão" embora e mantém o mais caro, parece lógico pra você? Não parece, por que não é.

Meu conselho final, é que o profissional de finanças que busca equilibrar os custos, deve trabalhar ao lado da diretoria, para apoiá-los nas decisões de investimento, com estudos claros que digam o quanto esse investimento trará de retorno e pararmos de ter diretores de finanças que são meros contas a pagar que reclamam sempre que uma conta sobe 1 Real, por que esse 1 Real que subiu pode ser fruto de um volume maior de trabalho na fábrica, no atendimento, enfim, pode ter sido um aumento de clientes que ocasionou e hoje esse profissional nem sabe disso e qual o seu papel na empresa. Infelizmente esse profissional está se tornando "o pagador" e não um gestor de finanças como existem nas grandes corporações.

Forte abraço, espero que tenham gostado.

Mande suas críticas, sugestões de temas e etc., por e-mail.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »