Raphael, do que você está falando?
Pois bem, quero alertá-lo para um grande sabotador da empresa que é aquele departamento que gera mais trabalho do que retorno ou gera trabalho que não traz retorno financeiro, aquele departamento que não concorda com nenhuma mudança, aquele departamento que não sabe qual a filosofia da empresa, e por isso, rema em sentido contrário.
Qualquer departamento, é um potencial sabotador, veja alguns exemplos para entender:
- Marketing, é um sabotador quando está fazendo propaganda para criar seu nome dentro da empresa e não para trazer um retorno, quando pensa que não é função dele dizer quanto de retorno financeiro a empresa terá por Real investido.
- Financeiro, é um sabotador, quando seu papel é somente o de pagar contas e não sabe qual o principal culpado de perda de dinheiro da empresa ou qual foi o pior investimento e o melhor feito no ano.
- RH é um sabotador, quando não se preocupa em reduzir a rotatividade, justificando sempre que é culpa do mercado, enquanto isso, cria grandes formulários sem sentido nenhum para os funcionários preencherem.
Enfim, todo departamento é um potencial sabotador, o que o gestor precisa fazer, são algumas perguntas:
- O que de pior aconteceria sem esse departamento?
- Quais resultados ele me trouxe esse ano?
- Quantos projetos novos, surgiram desse departamento?
- Qual valor financeiro esse departamento me trouxe de retorno?
Algumas dessas questões, podem soar estranho, principalmente a última, mas todo bom gestor tem que saber isso.
Quanto custa manter um departamento de RH? Custa 100 mil por mês, então quanto estou tendo de retorno graças a eles em redução de rotatividade, motivação, redução de custos processuais? Muitos diretores, não sabem o custo de rotatividade de sua empresa, não sabem fazer essa conta e mantém no RH profissionais com salários altos que não estão trazendo nem o seu valor em salário de retorno, ou seja, você investe em pessoas que executam tarefas, trazendo dinheiro ou não para sua empresa. É como contratar 2 funcionários, um para cavar e outro para tapar buracos, ambos estão trabalhando e por isso merecem salário, porém quem contratou só está colocando dinheiro em um local que não deveria.
Esse artigo é para fazer qualquer gestor que leia, pensar seu departamento como uma terceirizada. Colocar na ponta do lápis o investimento geral no departamento, desde cafés até altos salários e verificar se esses ao menos estão se pagando.
Você compraria uma máquina que custa R$50,00 na fabricação de um produto que você só pode vendê-lo por R$30,00? Se você faz a conta do retorno da máquina, faça a conta do retorno do departamento inteiro.
Para o gestor que não sabe a finalidade de um determinado departamento na empresa, eu sugiro uma solução drástica, corte-o de uma vez e descubra depois o por que o tinha. Talvez descubra que não deveria nem tê-lo criado.
Forte abraço e espero que o artigo tenha sido útil.
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