PO-D-C - Direção de uma empresa de serviços (Parte 4)

Nessa etapa você já ouviu falar em Planejamento e Organização de uma empresa de serviços, agora vamos falar sobre a Direção, o D do PODC.

Direção significa, segundo Chiavenato, conduzir e coordenar o pessoal na execução das atividades planejadas e organizadas. Trata-se de atuar diretamente sobre as pessoas para conseguir que executem as suas atividades dentro do que foi planejado.




Dentro da Direção de uma empresa, podemos sim criar um ciclo PDCA, uma vez que agora teremos que fazer com que tudo que foi pré-estabelecido e organizado, passe a ser concretizado.

Nessa etapa cria-se os métodos de motivação e gestão de todas rotinas e processos para que tenham um fluxo de realizações.

Muito importante colocar a teoria em prática agora. Muitas empresas se perdem não exercendo nenhum ou deixando de exercer algum dos 4 princípios de direção, veja quais são e como devem ser aplicados:

1 - Princípio da unidade de comando: Cada subordinado tem apenas 1 pessoa que exerce autoridade sobre ele.
Esse princípio é muito importante para empresas rígidas que não querem ter divergência de informação, porém nos dias de hoje muito difícil de acontecer, pois com os níveis hierárquicos sumindo, cada dia mais temos mais pessoas interagindo e exercendo autoridade umas sobre as outras.


2 - Princípio da delegação: Nada mais é que delegar a tarefa ao nível hierárquico correto para a execução, ou seja, dar a tarefa certa para o departamento certo.
Muitas vezes ouvimos "sei que não é sua tarefa, mas acho que você faz bem isso, pode resolver pra mim?" se isso acontece na sua empresa, esse princípio está sendo deixado de lado.

Leia mais em: Como delegar com eficácia?



3 - Princípio da amplitude de controle: Acho muito importante esse princípio, pois ele diz que cada supervisor deve ter um número adequado de subordinados para poder exercer corretamente sua função de gestor.
Muitos trabalhos são mal executados e o líder passa a maior parte do tempo apontando defeitos, porém é bem possível que isso esteja acontecendo devido ele ter mais subordinados do que pode gerir de perto, ou seja, as coisas só chegam nele quando dão errado.



4 - Princípio da coordenação: Visa sincronizar as diversas especialidades e tarefas em um único objetivo. É aqui que o gestor faz valer o que foi planejado, alinhando todos os departamentos e vendo se estão "remando" para o mesmo lado, logo ele tem que saber qual o objetivo maior da empresa.
Muitas empresas pensam que estar faturando é o suficiente, mas qual o objetivo? Se é faturar o máximo possível, por quê gasta tanto dinheiro em balas ao cliente? Se é ser diferente, por quê corta verba do marketing? É necessário saber o que quer fazer e deixar claro a todos departamentos, assim, tomarão suas decisões com base na filosofia da empresa.

Direção é tão importante quanto o planejamento. Existe uma frase que diz que "pra quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve" o planejamento diz pra onde ir, a organização diz quem fará o que para chegarmos lá e a direção verifica se está indo no caminho correto e mantém todos "navegando" para que o tempo de chegada e o local sejam o mesmo inicialmente planejado.

Se você tem uma empresa de serviços ou trabalha em uma, cuja filosofia de direção é bem aplicada, normalmente se deparará com reuniões periódicas com assuntos amplos sobre o caminho que está se seguindo e assuntos específicos para ver o que está sendo feito a respeito. Exemplo:

Assunto macro:
- Lançamento do produto A e desempenho no ano X 

Assunto específico:
- Valor investido em marketing desse mês com esse produto
- Custo de produção desse produto
- Faturamento líquido com esse produto esse mês

Normalmente o assunto específico muda, mas o macro não, pois existe um foco mais abrangente no "aonde se quer chegar" e os "como", vão mudando no decorrer dos meses.

Logicamente que quanto maior a empresa, mais se divide os assuntos e a reunião pode tratar o macro como específico, exemplo, uma reunião de marketing que tem uma meta diferenciada, nessa reunião foi micro, mas dentro da sua equipe de marketing ela é macro, tudo depende dos envolvidos na reunião e o ponto de discussão.

A função primordial dessa etapa é a figura do líder e a criação dos canais de comunicação. Comunicação é a palavra certa, onde nesse momento ele direcionará a todos para que atinjam o objetivo inicialmente criado. Uma empresa sem líder, pode rapidamente ir a ruína, pois funcionários desorientados, são funcionários sem perspectivas e esses não colocaram esforços necessários para desenvolver sua empresa.

Pessoal, aqui encerra-se mais um post sobre o PODC, espero que tirem algum ensinamento desse humilde post e lembrando, fique à vontade em entrar em contato para sugerir temas, dar opiniões e críticas ou o que achar necessário.

Caso queira ver mais posts ainda sobre esse tema, clique abaixo:
Introdução (Parte 1)
Planejamento (Parte 2)
Organização (Parte 3)
Direção (Parte 4 você está nesse)
Controle (Parte 5 Final)

Forte abraço!
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