Minha mãe, a famosa D. Cida conhecida mais que nota de 2 Reais no bairro da Pedreira da zona sul de São Paulo, sempre foi muito fã do Silvio Santos. Eu cresci vendo "Topa tudo por dinheiro", "A Porta da Esperança" entre outros.
Reparando na figura do Sr. Abravanel e da sua empresa, entendi que o que a mantém firme e forte é a cultura nela enraizada e a admiração que o "patrão" exerce sobre seus funcionários.
Silvio Santos, apenas com notícias sobre ele e entrevistas me mostrou que é possível ter uma empresa engajada em todos quesitos com sua cultura. Veja do que estou falando:
1 - Os telespectadores do SBT, são clientes fiéis. Os telespectadores do SBT não são pessoas que mudam de canal como eu e assistem o primeiro documentário interessante que encontram (não posso passar em canais como The History ou Discovery, mas como alguns dizem, pessoas chatas fazem isso. Eu faço!), e sim, são pessoas que querem ouvir o que os funcionários do SBT tem a dizer - seja lá quem for - e isso explica a audiência de Celso Portiolli, Eliana, Ratinho e Silvio Santos.
Outro detalhe é a fidelidade em todos os produtos do grupo. Tal como a Apple, clientes do SBT são tão fiéis que se esses personagens acima citados forem para outra emissora não darão certo e ainda soará como estranho para eles (um exemplo disso foi o Gugu na Record). Não estou dizendo que não existem exceções, mas em qual lugar um funcionário fica taxado e julgado, por ter saído da sua antiga empresa e entrado na concorrente? Tirando o SBT eu só vejo coisa parecida no futebol brasileiro. E entrar no SBT soa como uma evolução - sempre que vieram de emissoras concorrentes - e de mudança de postura profissional quando deriva de uma líder no setor como a Globo, ou seja, dificilmente esse profissional quando vai para o SBT é taxado de certo ar de "rebaixamento", sempre tem uma evolução envolvida em sua entrada.
Além disso, os telespectadores do SBT, se orgulham de adquirir todos produtos nesse canal anunciado, principalmente os que pertencem ao grupo, como Jequiti, Carnê do Baú e etc., e até mesmo quando o Banco Panamericano decretou seu estado de falência, seus clientes se manifestaram em apoio, mandando cartas ao Silvio Santos, questionando que tipo de produto deveriam consumir para ajudá-lo a se "reerguer".
Primeira lição é que, toda empresa deve ter uma identidade e assim se identificar com um determinado grupo. Não adianta fazer algo esperando que todos gostem, o ideal é fazer algo que algumas pessoas se identifiquem e não "abram mão" mais, esses lhe gerarão um lucro sustentável. Outro aprendizado é que a empresa deve se tornar uma atratividade para os talentos, e para isso, tem que se ter uma identidade bem definida, o que veremos a seguir.
2 - Os profissionais, se sentem engajados. Silvio Santos colocou uma cultura paternalista de desenvolvimento de seus talentos, onde aceita perder profissionais para evoluírem em suas carreiras, mas não aceita que saiam por dinheiro. Qualquer um que assista qualquer programa do SBT sente que "esse é um ótimo local para se trabalhar".
Sempre tente engajar seus profissionais a desenvolverem seus talentos. Não se preocupe em investir neles, pior do que você investir e ele ir embora, é você não investir e ele ficar, portanto, faça o máximo que puder para que seu funcionário sinta-se em casa e queira deslanchar na carreira, estimule isso, ou você corre o risco de pagar um robô, que não faz uma vírgula a mais do que você pede... se é que isso já não está acontecendo.
Aqui, Silvio Santos demonstra e você pode ouvir, sua proximidade com seus funcionários, mesmo não os conhecendo (um a um) e o quanto seus funcionários o admiram. Admiração pelo local de trabalho é um quesito fortíssimo para se manter a motivação em alta.
Nesse vídeo, Silvio Santos demonstra que é um estrategista, mostra suas qualidades como administrador, reconhecendo os pontos fortes de seus concorrentes e o seu próprio. Interage com seus funcionários de forma honesta e clara o que faz com que eles se espelhem no patrão para se tornarem pessoas de sucesso. Nesse caso, ver no líder uma figura de admiração é um fator importante, tanto quanto, se identificar com a cultura da empresa. Ter o líder como alguém a ser seguido somado a uma empresa cuja filosofia seja equivalente a sua é o casamento perfeito para reter talentos e profissionais.
Conduza sua empresa de forma que se torne uma figura importante para ela. Toda empresa tem um gestor, seja o proprietário ou não, que é aquela pessoa que marca a empresa, aquela pessoa que todos dizem "no tempo do fulano...". Torne-se essa pessoa e prepare um sucessor, pois a figura do líder é tão forte, que um produto pode ser descartado pela clientela devido a ausência desse líder.
3 - Clareza e ética no tratamento empresa-funcionário. Dificilmente os profissionais saem do SBT dizendo que foi "podado", que o contrato não foi cumprido, que houve injustiça e etc., fator muito comum nos dias de hoje nesse ramo, diga-se de passagem.
4 - O "patrão" é humilde. Embora com tantas posses que seja impossível se assimilar a palavra humilde a Silvio Santos, essa é uma qualidade que o fez ser admirado por muitos e que sim, ninguém é capaz de dizer o contrário. Silvio Santos sempre disse que o que considera uma vida ideal é o da classe média americana. Lógico que ninguém quer ser pobre, mas ele é uma pessoa que coloca o amor ao que faz na frente da rentabilidade, e isso é sentido por todos que o veem trabalhando até hoje com tanto afinco. Isso acaba sendo transmitido aos seus funcionários, que colocam na balança a liberdade e a paixão pelo trabalho, acima de qualquer proposta financeira, dando ao SBT aquele ar de time de futebol, onde ninguém troca por "uma grana a mais" (quem dera). É claro que isso acontece mesmo fazendo tudo isso, mas na sua empresa, quantos funcionários se manteriam no cargo por puro amor ao local de trabalho? O problema é que em muitas a resposta é "nenhum", ou "qualquer 15% a mais eles saem", e isso, só se consegue dando algo a mais que dinheiro, pois o leilão profissional não tem fim, principalmente com grandes talentos, que são considerados as grandes estrelas que dão Ibope as emissoras.
5 - Proposta de valor bem clara: "a verdade". No jornalismo, que é o maior fator de decisão entre os telespectadores se aquela emissora é séria ou tendenciosa, Silvio Santos sempre se mostrou imparcial. Não é difícil de perceber canais sensacionalistas que se apoiam na violência para manter lá em cima a audiência, falando a mesma coisa por horas, ou outros jornais que de um tempo para cá, ficaram mais "humanos" entendendo e participando das decisões populares, também para melhorar sua imagem. Isso os jornais do SBT não precisam fazer, com audiência alta ou baixa, o volume de informação e a diversidade das informações sempre foram grandes, permitindo que quem de fato queira se informar, se informe.
No vídeo abaixo, os jornalistas leem uma carta escrita em 1988 por Silvio Santos, dizendo o que pra ele seria o principio do jornalismo e como ele deveria ser levado em sua emissora
3 - Clareza e ética no tratamento empresa-funcionário. Dificilmente os profissionais saem do SBT dizendo que foi "podado", que o contrato não foi cumprido, que houve injustiça e etc., fator muito comum nos dias de hoje nesse ramo, diga-se de passagem.
O mínimo esperado é que as partes cumpram com o combinado, faça isso bem feito, pois uma notícia negativa dentro da sua empresa sobre uma falta de ética, pode gerar um transtorno e um descontentamento geral, bem como um sentimento de incerteza dificilmente de ser revertido. Tal como um banco quando surge um boato de falência ele cai, assim é uma empresa com notícias de atitudes antiéticas perante a classe trabalhadora.
4 - O "patrão" é humilde. Embora com tantas posses que seja impossível se assimilar a palavra humilde a Silvio Santos, essa é uma qualidade que o fez ser admirado por muitos e que sim, ninguém é capaz de dizer o contrário. Silvio Santos sempre disse que o que considera uma vida ideal é o da classe média americana. Lógico que ninguém quer ser pobre, mas ele é uma pessoa que coloca o amor ao que faz na frente da rentabilidade, e isso é sentido por todos que o veem trabalhando até hoje com tanto afinco. Isso acaba sendo transmitido aos seus funcionários, que colocam na balança a liberdade e a paixão pelo trabalho, acima de qualquer proposta financeira, dando ao SBT aquele ar de time de futebol, onde ninguém troca por "uma grana a mais" (quem dera). É claro que isso acontece mesmo fazendo tudo isso, mas na sua empresa, quantos funcionários se manteriam no cargo por puro amor ao local de trabalho? O problema é que em muitas a resposta é "nenhum", ou "qualquer 15% a mais eles saem", e isso, só se consegue dando algo a mais que dinheiro, pois o leilão profissional não tem fim, principalmente com grandes talentos, que são considerados as grandes estrelas que dão Ibope as emissoras.
Crie na sua empresa, algo que os faça quererem ficar além do valor monetário apenas. Torne o salário um fator secundário. O profissional que recebe o que o mercado paga pode ser feliz sem aumentos exorbitantes, basta que ele se realize no trabalho. Estude com cuidado os benefícios que oferece em sua empresa, verifique o perfil da grande maioria e dê o que for preciso para eles se sentirem diferentes. Às vezes um clube para que joguem futebol aos finais de semana, pode pesar muito mais do que um belo plano de saúde, depende do perfil dos seus funcionários... estude antes de tomar a decisão. Não siga a manada!
5 - Proposta de valor bem clara: "a verdade". No jornalismo, que é o maior fator de decisão entre os telespectadores se aquela emissora é séria ou tendenciosa, Silvio Santos sempre se mostrou imparcial. Não é difícil de perceber canais sensacionalistas que se apoiam na violência para manter lá em cima a audiência, falando a mesma coisa por horas, ou outros jornais que de um tempo para cá, ficaram mais "humanos" entendendo e participando das decisões populares, também para melhorar sua imagem. Isso os jornais do SBT não precisam fazer, com audiência alta ou baixa, o volume de informação e a diversidade das informações sempre foram grandes, permitindo que quem de fato queira se informar, se informe.
No vídeo abaixo, os jornalistas leem uma carta escrita em 1988 por Silvio Santos, dizendo o que pra ele seria o principio do jornalismo e como ele deveria ser levado em sua emissora
Procure colocar profissionais que aceitem a filosofia da sua empresa, ou isso pode ser um fator de confusão. Não há nada demais em dizer "não estar feliz? Pede as contas", o errado é dizer isso se não está claro para todos como fazer para atender as expectativas dessa empresa. Entender a cultura e compactuar com ela é extremamente necessário para que a entrega de valor se concretize. Impossível a Zappos (saiba mais sobre essa empresa) cumprir com sua missão - "prestar o melhor serviço possível ao cliente" - se os funcionários não entendem isso ou não gostam de fazer atendimento ao cliente.
Espero que tenham aproveitado e tenha sido um pouco mais de conhecimento a todos. Não estou dizendo que o Silvio Santos é "o cara" no quesito administração, nem tão pouco dizendo que não é, mas é uma personalidade como poucas que tivemos que serão lembradas por décadas e que podemos tirar as partes boas para aprender e colocar em prática em nossa vida.
Abraço a todos, não deixem de colocar seus comentários e me contatar por e-mail se assim desejar, estarei sempre disposto a discutir assuntos, receber opiniões e temas que desejem discutir.