5 Dicas para dar "ar" de profissional a sua pequena empresa!

Todas empresas que assessorei ou trabalhei, tive um cuidado especial com a imagem dela.

Para mim não só a imagem do produto é importante, mas toda a forma que ele é apresentado, e não, eu não estou falando da propaganda do produto, mas sim de detalhes que farão sua empresa ter aquele "ar" de empresa grande.


A ideia aqui não é só parecer grande, mas demonstrar que mesmo sendo um negócio pequeno, você tem sim uma qualidade e preza pelos detalhes. Então seguem agora 5 dicas para melhorar a imagem da sua empresa:

1 - Tenha um site. Essa dica parece estranha, por que é óbvio para muita gente, mas ainda tem muito negócio sendo feito pelo Facebook ainda, sendo que a pessoa já tem cliente suficiente para ter um site e atender muito mais que seus círculos pessoais. Hoje em dia, até um leigo pode ter um site e o melhor, de graça. Existe um site chamado WIX que você pode escolher entre milhares de opções de layout um que fique da forma que desejar, apenas terá que trocar nome, imagens e pronto seu site estará bonito e pronto para uso. Existem outras opções na versão paga, porém na versão gratuita já é possível fazer muita coisa.


2 - Coloque um telefone fixo. Independente do negócio que você tenha, pode ser apenas um site e um escritório no seu quarto, coloque um telefone fixo para atender seus possíveis clientes. Quantas vezes você acessou um site para contratar um serviço e desistiu ao ver que o telefone era um celular do possível único dono? Ter um celular no site ou cartão de visita como única opção, transparece falta de profissionalismo, já que as pessoas tendem a julgar como "pouca experiência" ou "baixa qualidade" e dependendo do possível cliente você o perderá.
Dica: Existem serviços como o da NET chamado SIGA-ME que redireciona chamada. Se você não fica full time no local que deixará o telefone, você pode programar o telefone para transferir para o seu celular e ao receber a ligação você poderá atender como se estivesse no escritório. Vale muito a pena ter um serviço como esse para dar maior credibilidade ao seu negócio.


3 - Assinatura de e-mail. Parece uma coisa simples, mas é muito importante, a assinatura de e-mail bem feita somada com a informação do telefone fixo, fará sua empresa se tornar "às vistas" do cliente uma empresa melhor e de boa qualidade. Para fazer uma assinatura de qualidade não precisa de muito, você mesmo pode fazer. Veja abaixo um exemplo de minha assinatura e diga se não sente diferença entre as opções:
Note que a segunda opção chama muito mais atenção e traz um ar profissional e de credibilidade para o
serviço que está fornecendo. 


4 - Gerencie seus clientes. Mais importante do que conquistar clientes é mantê-los e isso é mais fácil do que parece. Crie uma estratégia e veja o que o seu cliente "gosta" - no geral - ao te procurar. Se você vende bolos de aniversário, será que não é interessante ter o dia do aniversário do seu cliente e saber qual o motivo da compra daquele bolo em específico, assim no próximo ano você pode contatá-lo antes que ele procure no Google outro fornecedor? Uma ferramenta muito importante que te ajudará com isso é o CRM. Mais que uma ferramenta, o CRM é um conceito e ele será mais bem esmiuçado em uma outra oportunidade, aqui quero falar pra você do software de gestão de clientes com a filosofia de CRM. Você pode ter uma excelente ferramenta por um preço razoável se pensar no retorno que o uso bem feito dessa tecnologia lhe trará no longo prazo. Duas opções que indico são o VTIGER, excelente produto, mas exige que você entenda de inglês e o da MICROSOFT que já é em português.

Essa ferramenta mudará completamente sua relação cliente X empresa. Com ela você poderá lembrar de cada detalhe da vida do seu cliente com um simples formulário que ele preencha em seu site, já que eles podem se integrar.

5 - Tratamento profissional, antes, durante e depois. Quando se tem uma empresa de serviços, para crescer você precisa demonstrar preocupação com o cliente. Nenhum serviço feito como produto, com tratamento "indiferente" terá seu lugar ao Sol por muito tempo, portanto, cuide do seu cliente com atitudes simples:

- Antes, comece com um bom site para atraí-lo, responda seu e-mail com uma agilidade prometida e com resposta de qualidade. Então, voltando no exemplo da confeitaria, se você faz bolos e alguém acessa seu site pedindo um orçamento e seu site dá aquela resposta "Recebemos seu contato e em breve entraremos em contato", troque por "Recebemos seu recado e em até X horas responderemos seu e-mail" e cumpra essa X horas, o cliente se sentirá respeitado e saberá que se você respondeu um e-mail no prazo, então você prestará o serviço no prazo.


- Durante, quando tudo deu certo e seu cliente já fez o pedido, tente deixá-lo a par e tranquilo de que você não o esqueceu. Se for entregar o bolo, ligue um dia antes dizendo que o bolo será entregue em "tal" horário, não espere que o cliente ligue questionando, demonstre todo interesse em resolver o que pra ele pode se tornar um problema (o bolo não chegar como combinado).

- Depois de ter atendido seu cliente como esperado, é hora de colher informações e surpreendê-lo. Envie por e-mail um formulário (curto) questionando se ele gostou do serviço ou se tem alguma queixa. Pedir feedback é demonstração de interesse em melhorar seu serviço. Peça autorização para divulgar o produto dele no seu site e mencionar nas redes sociais, incluindo o nome dele se possível, assim o "boca a boca" será feito na forma mais atual que temos hoje, a internet.

Seguindo essas dicas, tenho certeza que seu negócio começará a prosperar em breve e você só precisará se aprimorar sempre e obviamente ter qualidade no serviço que oferece.

Espero que tenham gostado de mais esse post.

Não deixe de me contatar por qualquer motivo que seja, estarei ansioso em responder seus e-mails.

Forte abraço!



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »