Excelente artigo escrito por Harrison Owusu, Influencer do Linkedin. Veja aqui artigo original em inglês.
Quem é um microgerente?
Um microgerente é um supervisor ou chefe que atribui tarefas
e avalia todas as fases do processo com o intuito de criticar ou sugerir a sua
própria abordagem à forma como o trabalho está a ser feito.
Em vez de atribuir tarefas e oferecendo orientação geral para
os funcionários, eles fazem exatamente o oposto.
O microgerente típico usa seu tempo orientando os
funcionários em vez de capacitá-los.
Eles são fixados com processo ao invés de resultados. Eles
são modelos e não modelos de meta. Eles querem saber cada detalhe por
"fogo de respiração" regularmente no seu pescoço.
Eles querem saber o quanto da tarefa atribuída você fez, o
processo que você usou e quando você completará a tarefa. Eles querem que você
trabalhe na frente de suas mesas com a pretensão de supervisionar o seu
trabalho. Eles desmoralizam você, dando críticas destrutivas e matando
iniciativas de funcionários que querem assumir novos papéis desafiadores.
"A única maneira certa, é a maneira dele."
A proposta certa é a que for escrita como ele escreve. O
relatório certo é o relatório feito no modelo do dele. Qualquer outro modelo é
questionável ou errado.
Este tipo de cultura de trabalho se encaixa vida fora do
empregado, reduz o empenho e aniquila a iniciativa. Os empregados vitimados se distanciam
e contribuem menos nas equipes. Eles não apresentam ideias maravilhosas por
causa do medo de refutação dessas ideias.
Os empregados não desafiam todas as ideias erradas de microgerentes,
apenas concordam e executam todos os "comandos" ao pé da letra. Este
comportamento negativo cria desconfiança, medo e atraso na capacidade de uma
empresa para atingir seus objetivos.
Como eles operam nas empresas
Esta cultura de trabalho contra produtiva, não só rouba da
empresa um capital humano valioso, mas também leva à estagnação do crescimento,
tornar as empresas menos competitivas e, eventualmente, faz a empresa entrar em
colapso.
Suas atitudes com os assistentes, cortam o futuro da empresa
evitando a formação de novos talentos que merecem ser promovidos a cargos
superiores.
Atritos com o pessoal de cargos mais altos e renúncia
tornam-se a ordem do dia, porque há mais ênfase no grau de estudo e na
faculdade que fizeram, do que no conteúdo ou a abordagem de liderança.
O mau desempenho de assistentes é uma indicação da liderança
e estilo de gestão com defeito de chefes. A perspectiva departamental reflete a
verdadeira imagem da estratégia de trabalho falho ou o rumo do estilo de gestão
dos líderes nesse departamento. Líderes dão o tom de uma organização. O
ambiente externo é uma réplica do ambiente interno dos que estabelecem as
regras de engajamento para a empresa. Então, da próxima vez que você quiser
culpar os membros da equipe, examine a liderança que você exerceu ao
supervisionar o desempenho da equipe. Por isso a liderança é a causa, todas as
outras coisas são efeitos.
Como eles matam talentos nas empresas
Microgerentes ou desejam compartilhar ou usurpar crédito das
tarefas executadas por seus assistentes ou colegas mais jovens. Eles ajustam o
projeto ou revisam a proposta até tonar sua própria. Eles estão sempre delegando
trabalho e não executam qualquer trabalho até o fim. Quando iniciam projetos,
eles não terminam. Quando os outros terminam as tarefas atribuídas,
microgerentes são rápidos para criticar o trabalho acabado. Eles não
inspiram confiança e eles sempre pensam muito de si e menosprezam os outros.
As pessoas não deixam empresas ruins. Elas deixam maus
gestores.
Eles nem sempre deixam estruturas empresariais disfuncionais
ou condições ruins. Eles normalmente deixam os gestores desorganizados e sua liderança
confusa.
Independentemente da excelente proposta de valor de uma
empresa, grandes serviços ou produtos exclusivos, a empresa enfraquece quando
as pessoas não estão no centro de suas atividades. Pode não acontecer em um dia
ou dois, mas de forma lenta e discretamente o fôlego da empresa cessa.
Microgerentes gradualmente afastam talentos e funcionários esforçados
enganando os proprietários de negócios para sentir que os assistentes e outros
funcionários subalternos são desajustados culturais ou estão sobrecarregados
com as suas tarefas no local de trabalho.
Alguns desses gerentes se tornam inseguros ou se sentem
ameaçados por um novo talento emergente. Eles ou frustram, desencorajam ou
destacam os pontos fracos do novo talento para o diretor ou o proprietário da
empresa de uma maneira sutil.
Como trabalhar eficazmente com microgerentes
Para sobreviver trabalhando com um microgerente, seja
focado, pense de forma holística, atue de forma colaborativa e execute com
diligência. Desenvolver uma pele dura e saber que você pode ser convidado a
trabalhar na mesma tarefa várias vezes. Aprenda a ignorar o mau patrão e estar
pronto para aceitar suas falhas. Criar resistência e tolerância ao mostrar que
você está disposto a rever o trabalho para atender às expectativas de seus
patrões a qualquer hora. Alguns realmente apreciam o fato de que você está
estressado ou sobrecarregado sobre as tarefas atribuídas a você. Dance ao som
de sua música, pedindo conselhos e feedback sobre abordagens e processos a
serem utilizados para todas as tarefas.
Os funcionários que estão sendo
microgeridos devem pedir "o caminho certo" em todas as fases para evitar
dissipação de tempo, recursos e energia em tarefas que poderiam ser feitas em
um período relativamente curto de tempo.
Indicador microgerente:
Se você tem um chefe que está exibindo cerca de 60% a 80% dessas características,
ele ou ela é suscetível a ser um(a) microgerente.