Como sua imagem pode afetar seus negócios

Você acredita em amor a primeira vista? 

Você acredita que a primeira impressão é a que fica?

E em julgar pelas aparências?

Não?!

Saiba que seu cliente acredita, então use isso a seu favor.


Vou contar um caso pessoal, há alguns anos atrás, a empresa que meu pai trabalhava sofreu um colapso e fechou as portas. Com isso ele precisou se reinventar. Foi nesse momento, que meu pai decidiu comprar um carrinho de praia.

Para quem não sabe, um carrinho de praia nada mais é do que um quiosque sobre rodas, que pode ficar dentro da praia (através da liberação da prefeitura) e com ponto fixo vende suas famosas porções, bebidas, lanches e etc.

Quando meu pai tomou essa decisão, eu tinha muito menos conhecimento que hoje, no entanto, já sabia da necessidade de investir na imagem do negócio. Fiz um mini plano de marketing para ele e apresentei um custo de aproximadamente R$1.000,00 Reais. E como muitos empresários iniciantes, meu pai fez o seguinte: não me deu ouvidos por não querer gastar no começo e fez o mesmo trabalho que todos os demais faziam na praia, ou seja, não fez questão de criar um diferencial.

Em resumo, o que quero dizer é que há uma diferença entre ter um negócio e ter "O" negócio. Então invista na sua aparência, para que assim o cliente lhe dê a oportunidade de que você lhe apresente a sua qualidade. Lembre-se, o primeiro passo para que você prove que é bom e diferente é ter a chance de mostrar isso.

O que queria que meu pai fizesse era simples e básico, veja se você fez esses passos simples e mínimos e se está no caminho certo:

1. Criar um nome

O primeiro item é muito simples, criar um nome. Eu queria que meu pai criasse um nome para o carrinho de praia dele e não fizesse como todos que simplesmente colocam "carrinho do Zé", carrinho do Juca" e etc. Queria que ele colocasse um nome, pensando na possibilidade de vincularem o serviço dele a uma empresa e não a ele e assim, caso abríssemos um segundo ponto, poderíamos colocar o mesmo nome e as pessoas saberiam que pertence ao mesmo dono. Lembrando que tudo que é mais que um, gera credibilidade, então se você tem 5 lojas, cada qual com seu nome, você (para o consumidor) só tem uma loja e a credibilidade de um empreendedor individual e não de uma empresa maior.

2. Uniformes

Esse ponto era simples e acabou sendo feito, uma vez que eu e minha irmã, compramos para ele os uniformes. Muito importante, pois ainda hoje, você vai em alguns estabelecimento e é atendido por alguém com sua surrada camisa do time do coração. Não faz o mínimo sentido e nos faz até termos um certo desdém pelo negócio como um todo, afinal, se ele não se veste de acordo para trabalhar, imagina como trata alimentos, pessoas e etc. Lembro que na época (não sei se mudou isso hoje) ele era o único que tinha uniforme e presenciei algumas madames que frequentavam aquele canto da praia dizer "sempre venho aqui, o pessoal usa uniforme é mais educado e blá blá blá". Quando digo que é a primeira impressão que fica, digo com propriedade, pois não fazia nem 3 meses que meu pais estava lá para ela dizer "que sempre ia lá", talvez ela sempre foi lá na última semana, mas isso já foi bom de ouvir.

3. Serviços agregados

Queria oferecer um serviço a mais para lucrar mais. Se você for na praia, verá que a técnica até hoje de faturamento é: aumentar os preços, comprar produtos baratos para aumentar o lucro e aumentar a quantidade de mesas. Não estou dizendo que está de todo errado (se bem que oferecer produtos baratos nunca será algo bem visto por mim), mas eu via naquela época outras oportunidades. Queria que investíssemos em dar informação de turismo, de passeios, de hotéis, informações essas que poderiam gerar algum retorno financeiro, através dos parceiros indiretamente e não do cliente. Também queria investir na comodidade do nosso cliente. Um simples espaço para guardar objetos resolveria muita coisa para os clientes que as vezes, vão a praia apenas com suas carteiras nas mãos e se vem na situação de quererem entrar no mar e não poder. Isso os faria ir 2 vezes em nosso carrinho, nos dando a oportunidade de vender algo a eles. Mas infelizmente não fui ouvido rs.

4. Cortesias

Na praia, esses comerciantes tem muitos problemas com pessoas oportunistas, que são aquelas que sentam em 6 nas mesas dos carrinhos, pedem 1 lata de cerveja e abrem seu isopor e por lá ficam horas. Com isso queria criar um sistema de consumação mínima nas mesas. Isso já faria sabermos qual seria o lucro aproximado de um dia e podíamos prestar um serviço de maior qualidade, colocando algum aperitivo logo que o cliente senta na mesa, sem cobrança alguma, apenas para estimulá-lo a ficar e gastar conosco.

5. Sistema de reservas na alta temporada

Na praia temos clientes dispostos a pagar pelo conforto de deixar uma mesa a sua espera. Isso por quê é raro se conseguir um lugar para sentar. Então a ideia é criar um serviço plus, onde os clientes pagariam por uma reserva de mesa. Mas claro, todos conseguem dar desculpas quando não querem fazer algo e eu ouvia, mas se o cliente não vier? Se ele não pagar? Se ele vier e não gastar nada? Enfim, tudo depende da estratégia que você adota. Se você cobrar antecipado, em um site um valor justo onde por pessoa valia a pena e para você também, sempre haverão pessoas dispostas a pagar, e quando isso ocorrer você teve um diferencial e quando não ocorrer, tudo bem, seu serviço continua o mesmo.

Enfim, essas foram algumas das muitas ideias que tive que deixar pra lá quando meu pai abriu seu negócio. Nunca fui sócio dele e sei que ele é muito reservado e gosta tudo do seu jeito. Infelizmente o negócio não durou.

Até hoje ninguém profissionalizou esse negócio e existem muitos empresários de todos os ramos que não se profissionalizam, não criam pequenos diferenciais que podem fazer sua pequena empresa aparentar algo maior e trazer clientes de outros níveis ao seu negócio. Muitas pessoas ainda querem vender mil canetas para ganhar algumas dezenas de reais já outras querem vender 1 caneta e ganhar centenas de reais, e existe sim, cliente para os dois tipos de caneta, escolha você como quer trabalhar.

Veja abaixo outro artigo que dou algumas dicas simples como as acima citada, para dar aquele ar de profissional e credibilidade que sua empresa precisa.

5 Dicas para dar ar de profissional a sua pequena empresa

Forte abraço e bons negócios!
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