O Poder da divisão de lucros em empresas de serviço

Todo mundo trabalha pelo lucro, 

seja o empresário dono do negócio ou empregado. Lembre-se dessa frase.


A grande diferença entre uma empresa de serviços e uma de venda  de determinado produto é que o profissional que presta o serviço É o próprio produto  (veja mais.



Imaginemos que você contratou uma empresa de eventos para a festa do seu filho e essa empresa ficou de lhe enviar um palhaço para animar a festa. O palhaço chega atrasado e ainda um pouco bêbado, quem você culpará? O palhaço? Dúvido. A primeira reação é culpar o palhaço e mesmo que você seja ultra consciente da situação e pense "esse é um de muitos funcionários da empresa" por outro lado você provavelmente nunca mais contratará essa empresa novamente.

Esse exemplo hipotético é para lhe mostrar a importância dos profissionais de serviço que entregam o produto e o valor nele agregado ao seu consumidor final.

Se ele é tão importante, o que devo fazer para mantê-lo motivado?

Muitos responderiam pagar altos salários, mas discordo disso. O salário é sempre algo muito abstrato, de forma que todos quanto mais ganham, mais querem ganhar. Acredito firmemente na junção de realização profissional somado com reconhecimento.

Mais um jargão muito dito e não cumprido.

Sim, muito dito e não cumprido, pois poucos que dizem querem executar o necessário para se tornar realidade, o que eles querem é dar a impressão de estarem fazendo algo, digamos, publicidade interna.


Imagine você que muitos representantes de venda hoje, embora não tenham na sua grande maioria um grande salário fixo, na verdade eles tem o que chamam de ajuda de custo, ganham altas comissões e são altamente motivados quando dominam o setor que atuam. Isso ocorre por que a cada venda realizada ele ganha uma comissão pré-acordada, então ele faz o máximo para vender e quando vende ganha tanto o reconhecimento de bom vendedor quanto aquela porcentagem que tanto lhe interessa.

Mas como fazer com um profissional de serviços? Não dá pra pagar comissão ao encanador, ao marceneiro, ao manobrista, pois afinal, eles estão executando e não trazendo novos clientes. Exato! Mas o que acontece se eles executarem mal? Você pode responder, mando embora e é ai que todos os custos começam.

- Rescisão contratual
- Publicidade pela imagem danificada pelo funcionário
- Custo de oportunidade, ou seja, do lucro que você deixará de fazer no período pelo afastamento de clientes que ele causou, entre outros.

Lembra que começamos dizendo que todos trabalham pelo lucro?

O empresário que paga comissões pensa que mais vale dar 10% ao vendedor e obter um lucro de 70% após tirar uns 20% de custo de algo novo do que não pagar nada e ficar com 100% de NADA.

No serviço, ele pode não trazer novos clientes, mas tem um poder incrível de fazê-los retornar ou até mesmo nunca mais virem, e isso é o que o empresário gasta em marketing e treinamento para evitar.


O papel da divisão do lucro, é demonstrar transparência e que deseja crescer sim, mas que pra isso precisa dele - e por precisar dele - ele obterá uma fatia do bolo. 

O empresário moderno não tem medo de abrir o caixa ao funcionário e dizer algo como "veja, esse mês faturei 100.000. Desses 100, 30 são despesas, portanto, coloquei 70.000 no bolso. A meta é crescer até 100.000 no meu bolso, mas para isso preciso de vocês e, portanto, a cada 1.000 a mais do 70.000 darei a vocês 100".

Esse é um exemplo bem raso, para que alguns pensem "mas assim vai demorar mais para atingir os 100". Pra quem pensou isso, é por que subestima os empregados em 2 momentos:


1. Acreditando que eles não terão capacidade e vontade para atingir a meta no prazo.

2. Acreditando que eles são ignorantes suficientes para não saberem que falando ou não pra eles, você (dono do negócio) tem a intenção de ganhar mais. E esse item é o pior. Experimente trocar de carro enquanto eles não tiveram um bom reajuste por conta da "crise que atingiu o país", e verá a qualidade do seu serviço cair.

Qualquer investidor, não se importa de dividir os lucros para obter resultados maiores que aqueles que obteria sem dividi-los. Exemplificando o que digo:

- No inicio você monta um negócio que fatura 10.000 por mês e você é o único dono. 


- Então aparece alguém que lhe oferece 30.000 para ser dono de 50% do negócio. 


De cara, muitos correriam disso, pensando, que após o pagamento desses 30.000 ele só obteria 5.000/mês e isso o prejudicaria. Mas acontece que esse investidor é chave para o negócio e após a entrada dele a empresa passou a faturar 50.000/mês, logo os 50% representam 25.000/mês bem superiores que os 100% antes visto.


Essa é a ideia básica do seu funcionário obter lucros junto com você. Ele é um parceiro chave na prestação de um serviço, ele pode gerar grandes rendas, como grandes perdas tanto de imagem como, financeira, processual e etc.


Esse artigo visou a abrir a cabeça no quesito de que devemos procurar profissionais para somar no negócio e não para os usarmos como peças necessárias, o pensamento quando muito ganancioso ofusca a visão de futuro.




Forte abraço e Sucesso!


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