Modelo de Negócios (Canvas) Business Model Generation - 4 Canais de Distribuição

Canais de Distribuição


Agora que você sabe exatamente o que está vendendo (valor) ao seu cliente, precisa definir como entregá-lo. É nesse momento que o erro ocorre. Vamos lembrar que você não vende mais um produto/serviço e pronto, agora que você aplicou o canvas, sabe muito bem que vende um valor, ou seja, uma experiência que o uso do seu produto/serviço vai proporcionar ao seu cliente.

Sendo essa a ideia, que você não vende o produto/serviço, e sim, um valor, o canal de distribuição trata-se de como você entregará esse valor, logo ele não se trata da logística crua do negócio.



Quando falamos de Canal, estamos falando da comunicação (marketing) até a entrega do produto (logística). Aqui não explicarei como fazer um plano de marketing ou logística, pois estou explicando a ideia do canvas, mas o importante aqui é lembrar que tanto o marketing como a logística devem lembrar o valor que está sendo entregue.

Vamos usar alguns exemplos para retomar a importância de se ter a devida noção do quão importante é determinar o valor que está entregando ao cliente.

Imagine duas empresas que vendem leite. A primeira vende leite pasteurizado de caixinha com vencimento longo. Faz propaganda do preço em panfleto de mercado e é distribuido através das grandes redes de mercado em larga escala. A segunda vende leite orgânico, faz propaganda local e usa mais do boca a boca ou propaganda voltada a saúde, as únicas revistas que aparecem são de saúde e destinado ao público preocupado com esses fatores e seu produto é entregue diariamente na casa dos seus clientes.

Notou aqui a diferença da Distribuição (Marketing/Logística) de um mesmo produto, tendo em vista cada um seu valor agregado?

Sendo assim, nessa etapa você deve sempre se perguntar:

1 - Meu cliente enxergaria o valor do produto nessa embalagem? Nessa propaganda? Nesse mercado? Nesse panfleto?

2 - Meu cliente frequenta esse local e irá enxergar meu produto ou será que dessa forma o desvalorizarei? Será que devo levar até ele ou ele vem retirar? Será que posso me misturar com outras marcas? (existem produtos que você só compra na loja do fabricante).


Veja esse vídeo de propaganda de perfume como exemplo, te desafio a achar o momento que você entende que é uma propaganda de perfume, porém o público desse produto, o entende dessa forma:


Espero que esse artigo tenha clareado sua ideia da importância de saber expor seu produto, imagina se alguém que vai comprar Ferrari ou qualquer produto que a originalidade seja importante, se essa pessoa irá procurar na internet em sites que se encontram de tudo um pouco, mesmo que o produto seja original, a partir desse momento que está em determinado site, o cliente passará a se perguntar se é mesmo.

Modelo de Negócios (Canvas) Business Model Generation - 1 Introdução
Modelo de Negócios (Canvas) Business Model Generation - 2 Segmento de Cliente 
Modelo de Negócios (Canvas) Business Model Generation - 3 Proposta de Valor
Modelo de Negócios (Canvas) Business Model Generation - 4 Canais de Distribuição (você está aqui)
Modelo de Negócios (Canvas) Business Model Generation - 5 Relacionamento com Clientes
Modelo de Negócios (Canvas) Business Model Generation - 6 Fluxo de Receitas (em breve)
Modelo de Negócios (Canvas) Business Model Generation - 7 Recursos Chave (em breve)
Modelo de Negócios (Canvas) Business Model Generation - 8 Atividades Chave (em breve)
Modelo de Negócios (Canvas) Business Model Generation - 9 Parcerias Chave (em breve)
Modelo de Negócios (Canvas) Business Model Generation - 10 Estrutura de Custos (em breve)
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »