Agora que você já sabe o que é o PODC, vamos falar de um dos itens dele, ao qual considero um dos mais importantes, o PLANEJAMENTO.
Você acha que sua empresa ou a empresa que trabalha tem planejamento?
Então vamos nos perguntar algumas coisas:
1 - Quando entrei aqui, me mostraram todo funcionamento da empresa? Qual seria a importância do meu trabalho? Ou pelo menos qual o meu objetivo maior dentro da empresa? (não estou falando de meta).
2 - Depois de um tempo na empresa, vi coerência entre os departamentos, onde todos trabalham com o mesmo foco?
3 - Aliás, sei qual é esse foco? É se diferenciar no mercado ou é ser o prestador de serviço de menor custo? Ou cada caso é um caso e eu não sei diferenciá-los? Aliás, sei descrever o serviço que presto ou sei contar o que é feito e como é feito somente e para mim não tem diferença?
E por fim,
4 - É visível que os profissionais certos estão nos cargos certos?
Após essas perguntas, você pode dizer sim, se disse, parabéns, você está numa empresa que provavelmente começou com um objetivo, como uma semente e foi se desenvolvendo na natureza dela, ou seja, uma semente de laranjeira que hoje dá laranjas e não uma semente de laranja que ao crescer se torna um pé de jambo e no fim da vida só não vira uma árvore de abacaxis porquê abacaxis não nascem na árvore, mas você entendeu.
Nessa fase o administrador tem a função de visualizar o futuro e traçar objetivos e metas para alcançá-los, mas sempre embasado em uma filosofia. É nesse momento que se cria a MISSÃO da empresa.
A Missão é a razão de ser da empresa. Toda empresa tem como objetivo dar lucro ao proprietário, mas as empresas que se destacam fazem isso como consequência. Se tornaram um diferencial no mercado, fazendo da sua missão um objetivo. A missão de uma empresa é algo muito sério, se uma empresa de sapatos diz que sua missão é trazer sapatos com o maior conforto para o cliente, deve gastar dinheiro com especialistas em conforto do sapato, devem fazer propaganda do que o sapato é confortável e devem cumprir com tudo isso. Não adianta ela ter o melhor design do mercado e o conforto ser esquecido, é preferível ser o mais feio, mas o mais confortável do mundo, pois as pessoas dirão: "eles prometeram que seria confortável e não bonito" e se essa empresa ainda conseguir fazê-lo bonito, ai superou as expectativas.
Criar a missão é algo que as empresas fazem depois que estão funcionando apenas para colocar algo em seu site, mas é muito maior que isso. É a filosofia da empresa, ela deve investir tempo e dinheiro, bem como contratar pessoas que compartilhem de sua visão, senão, seu negócio já começou sem rumo. Pode dar certo, mas dará sem ter sua marca lembrada como deveria.
A VISÃO já é o sonho da empresa, é o que ela almeja. É muito importante criar a visão de forma racional e até mesmo atualizá-la. Por exemplo, você tinha como visão "ser a melhor padaria do seu bairro", mas se tornou tão famosa que seu modelo de negócio passou ser através de franquias, então sua visão pode ser agora "Ser a padaria mais bem conceituada do país" e um dia pode se tornar internacional e mudará novamente, mas é importante ter a visão e trabalhar para que se torne realidade. É o sonho, mas dormir nesse caso não adianta, ok?
Uma forma de se planejar bem sua empresa desde o começo, é através do método CANVAS. Esse modelo de negócio chamado CANVAS, nada mais é do que um mapa com os pontos chaves de um negócio, aos quais todos devem estar direcionados a entrega de valor de sua empresa, ou seja, direcionado para que sua MISSÃO seja cumprida. Falarei em breve em outro post detalhadamente sobre o modelo canvas...aguardem.
Quer um exemplo de empresa com a missão bem definida? Google. Já entrou na página da empresa Google para conhecê-la? Se acessar o site da empresa, a primeira coisa que verá será isso:
Veja aqui outros detalhes da empresa, de uma forma que você talvez não conheça.
Missão - Google
Por enquanto é isso. Logo postarei sobre o item organização na parte 3 e você irá formando um conceito para si.
Espero que tenha gostado, caso queira deixe seu comentário ou entre em contato por e-mail.
Caso queira ver mais posts ainda sobre esse tema, clique abaixo:
Introdução (Parte 1)
Planejamento (Parte 2 você está nesse)
Organização (Parte 3)
Direção (Parte 4)
Controle (Parte 5 Final)
Forte abraço!