Você pode dizer que isso é fácil, mas lhe garanto que muitas empresas - pelo menos no Brasil - ainda não tem um planejamento bem definido.
Quando falamos em planejamento, precisamos nos fazer uma pergunta antes, que é: Vamos planejar o quê?
Essa pergunta é importantíssima, ou será que você nunca começou uma reunião falando de um problema e terminou em outro?
Uma vez que definiu-se o ponto a ser planejado, começamos a utilizar ferramentas adequadas, de acordo com sua necessidade.
Como dito, o ciclo PDCA pode ser rodado em uma visão macro, na estratégia da empresa ou em uma situação micro, em um departamento ou processo específico.
Planejar = pensar o projeto, logo, tudo que posso auxiliá-lo é em algumas reflexões:
(1) Qual item precisamos planejar? Por quê?
A resposta aqui tem que ser bem específica, pois o foco será resolver esse problema ou aprimorar algo.
(2) Quais ferramentas vamos usar para esmiuçar nosso problema?
Aqui, você pode usar ferramentas para não se perder, como por exemplo o diagrama de causa e efeito ou um cronograma convencional.
(3) Quem será o responsável por cada etapa do processo?
(4) Achamos o problema? Sabemos resolver? Como faremos? Em quanto tempo?
Aprofunde-se abaixo:
PDCA - CONCEITO BÁSICO
P-DCA - PLAN / PLANEJAR (você está aqui)
P-D-CA - DO / FAZER
PD-C-A - CHECK / CONTROLAR
PDC-A - ACT / AGIR (CORRIGIR)