Como a falta de cultura e filosofia podem prejudicar sua empresa.

Não raro, principalmente em empresas que estão crescendo ou provém de um crescimento de uma empresa familiar, tem dificuldades em demonstrar a sua cultura e suas regras de crescimento para os profissionais. Seja pela troca de diretoria constante e consequentemente de filosofia, seja por simplesmente não dar atenção a questão, o fato é que os funcionários ficam que nem barata tonta, investindo onde não deve e reclamando do que não tem. Veja abaixo se sua empresa se enquadra nessa doença de falta de personalidade:

SINTOMAS

- Normalmente nessa empresa temos diversos tipos de profissionais investindo de formas diferente para "agradar o chefe", uma vez que ninguém sabe o que a empresa espera deles, então tem gente 'vendendo a alma' para a empresa, outros fazendo certas tarefas rapidamente só para agradar o chefe e deixando as demais a desejar, outros se deteriorando em uma cadeira a anos esperando sua oportunidade chegar (esse acredita que tempo de casa é o que manda) e muitos outros se demitindo por achar que não há critérios para sua evolução (e realmente não há, se há ninguém falou como).

- Você ouvirá frases como "sua hora vai chegar" ou "esse não é o momento" ou ainda "se pudéssemos, faríamos diferente", vindo dos diretores ao pedir feedback. O próximo item explica por que eu disse "ao pedir feedback".

- Não há feedback de desempenho nas empresas que sofrem desse mal. Obviamente que se eles não tem um critério bem definido, também não tem capacidade de dizer se o esperado está sendo atingido.

- Funcionários estão sempre reclamando de que não são valorizados. Não importa o que você faça, se você não tem uma avaliação de qualidade, um dia sua auto-motivação não será o suficiente para manter você a desempenhar aquela tarefa com o mesmo afinco.

REMÉDIOS

Como a maioria dos remédios, se tratar não tem um gosto muito bom, por mais que hajam remédios que tentam disfarçar seu gosto, eles nunca serão tão bons quanto uma barra de chocolate Belga.

1. Converse com a diretoria e procure entender a filosofia deles sobre "o que é um trabalho de qualidade". Não importa a resposta, pode ser "funcionários que tragam dinheiro", "funcionários que executem com perfeição suas tarefas" ou até mesmo "funcionários que são honestos". Não importa o que ele diga, tire dele uma resposta e trabalhe para premiar quem atinge esse objetivo.

2. Ao identificar o que é para a empresa um profissional de qualidade, comece a trabalhar sua equipe para que todos se alinhem a isso. Se foi dito que "aqui o que queremos são pessoas honestas", não importará em primeiro lugar trazer faturamento, pois se a pessoa não transmitir confiança ela não evoluirá profissionalmente o que gerará uma desmotivação. Isso parece estranho, mas tem cada dono de negócio que mantém funcionário na empresa com a desculpa de "pelo menos eu posso confiar nele..." e a pessoa dando prejuízo e manchando a empresa com baixa qualidade no serviço.

3. Criar métricas de avaliação para o desempenho. Se foi dito que trazer retorno financeiro é importante, então será promovido quem assim o fizer, sem choro nem vela, aqui não entram sentimentos somente confirmação de que as regras do jogo foram cumpridas.

4. Medir se o que foi definido como importante no item 1 está sendo cumprido de acordo com as métricas do item 3, ou seja, se foi definido que é importante trazer faturamento e foi estipulado uma meta no item 3, analisar qual o grau de acerto dele em relação aos demais. Aqui não é o caso de ver se ele cumpriu a meta, mas sim se ele trouxe resultado financeiro. Se você colocou uma meta ótimo, senão, compare-o com os demais profissionais da equipe e esqueça a desculpa de fatores externos. Ele fez o que foi pedido e ponto!

5. Passe para a diretoria quem corresponde mais e menos com a filosofia naquele dia dito que era importante, e tome providencias de aumentos, promoções e demissões com base nessas medidas. Assim ficará claro para todos (diretoria e funcionários) que o que foi feito, nada mais é do que o cumprimento das regras do jogo.

Muito importante que a diretoria não mude de filosofia no decorrer do processo. Caso isso ocorra a desmotivação é um fator certo no meio dos profissionais dessa empresa. Imagina você jogando futebol e aos 45 do segundo tempo, quando está 5x0 para seu time o juiz vira e fala: "parou tudo, agora o vencedor é quem tomou mais gols". Não deve existir isso por que não tem lógica certo?! E isso não acontece na sua empresa certo?!

Enfim, espero ter esclarecido o quanto é importante e como fazer para que os funcionários saibam o que a empresa espera dele e como ele pode galgar promoções dentro dessa empresa. Enquanto algumas empresas nem pensam nisso como fator importante para o negócio, outras o colocam no topo da lista, pois sabem os resultados que profissionais engajados conseguem trazer.

Forte abraço e não deixe de me contatar para sugerir temas ou enviar comentários via e-mail.
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