Gestão do burro e da cenoura? Você reconhece isso?

Lembra de quando víamos aquela cena do burro correndo atrás da cenoura, que nunca vai alcançar, colocada na sua frente maldosamente pelo montador que só quer anda para frente? Então, isso acontece com você, quer ver?



Muito disso ainda existe hoje, com os executivos. Pense no seguinte, métodos de motivação hoje, como recompensar financeiramente uma venda, ainda são vistos como os únicos meios de "ser justo" com o comercial, nada fazem com a produção que trabalhou dobrado - ah fazem sim, dizem "eles estão ganhando hora extra".


A pergunta é: Existe uma forma mais inteligente de motivar do que o dinheiro?
Resposta: Sim!

Parece difícil de acreditar, mas devemos começar por nós mesmos a entender o por que se valoriza tanto o dinheiro. Bom, eu acredito que se valoriza aquilo que não tem, por isso até o mais rico dos empresários trocaria sua fortuna por saúde quando está com um câncer incurável. Agente valoriza o que não tem!

Mas qual seria a forma de ter os mesmos resultados, sem colocar o fator financeiro como motivador?

Primeiro você deve pagar um valor justo ao profissional. Se você vincula as vendas, ele venderá pelo dinheiro. O dia que ele estiver com seu "mês garantido" ele não sairá com tanto afinco às vendas do que o mês que ele precisa de dinheiro. Depois de um tempo, o cliente também comprará direto, sem esforço dele (à não ser de repassar a informação a empresa) e ele também não precisará sair mais para captar. Então como pode dizer que esse método funciona, se funciona apenas uma vez?

No futuro, o conhecimento será algo de grande valor. Profissionais com conhecimento em suas áreas terão esse como fator de troca e como em qualquer profissão, sua valorização será maior e ele será requisitado pelo mercado, para treinar e crescer com a empresa e não precisará mais vender a alma para provar que é bom.

Pense hoje, o que você pode fazer pra motivar sua equipe? O que fará ele entender que vale mais do que o cliente, pois hoje ele já pensa "deixa eu perder esse cliente pra ver se não me demitem".

Valorize seu profissional de qualquer área que for. Coloque metas e dê gratificações (não em dinheiro) que o faça evoluir em sua carreira, faça-o treinar toda equipe, valorize-o e o faça valorizar a empresa não pelo que paga e sim pelo que ele cresce como pessoa e profissional. Lógico que você precisa pagar bem além de tudo isso, mas quem disse que mudar a cultura é fácil?

Lembre-se, a medida que você coloca um valor na frente do seu funcionário para correr atrás (cenoura) outro pode vir e jogar uma plantação inteira na frente dele (altos salários) e você se sentirá traído dizendo que "ele lhe trocou por centavos a mais". Mas afinal, quem deu a ele a educação de valorizar o dinheiro acima da empresa?

Espero que tenha despertado você para o que pode ser o próximo passo da gestão e lhe faça tomar decisões mais inteligentes do que os modelos apresentados a décadas atrás.

Forte abraço e fique à vontade em me contatar por e-mail se assim quiser.

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